Pesquisa no Jardim Botânico


Atualmente, a maior parte dos projetos de pesquisa que são realizados no Jardim Botânico de Manaus são de iniciação científica. Os bolsistas são estudantes de graduação cujo projeto pode servir de base para o trabalho de conclusão de curso em suas universidades. Outra parte dos projetos é realizada por técnicos que já concluíram a graduação ou nível mais elevado e desenvolvem pesquisas para auxiliar a implantação do Museu da Amazônia no Jardim Botânico de Manaus. Segue uma relação de projetos, bolsistas e suas principais atividades:



Projeto: Propagação e cultivo de espécies de pteridófitas nativas e ornamentais
Técnico responsável: Karla Arakaki (karla@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rita Mesquita (rita@inpa.gov.br) e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: O objetivo deste projeto é apresentar ao público o grupo das pteridófitas, através da divulgação da diversidade de espécies encontradas na Reserva Ducke. Nessa experiência, ofereceremos aos visitantes a possibilidade de observar espécimes de pteridófitas nas trilhas do Jardim Botânico e em uma coleção viva que está em fase de construção e que seja representativa da diversidade local deste grupo.





Projeto: Revitalização das coleções botânicas do Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus.
Técnico responsável: MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rita Mesquita (rita@inpa.gov.br)

Descrição das Atividades: Desde sua fundação, em 2000, o Jardim Botânico de Manaus é uma área pública que apresenta aos visitantes uma amostra de um grande fragmento florestal urbano, a Reserva Ducke. Diferente de outros jardins botânicos, este jardim contém coleções que representam quase todos os ecossistemas da Amazônia Central. O objetivo deste projeto é ampliar as coleções já existentes e criar novas para visitação pública. Atualmente, as coleções já abertas para visitação são: Aráceas, Macrófitas aquáticas, Orquídeas e Bromélias, Agrofloresta experimental, Helicônias, Floresta de terra-firme e Samambaias. Espera-se que ainda este ano sejam implantadas as novas coleções: Plantas de Campinas, Jardim Sensorial e o Lago de Vitória Régia.



Projeto: Olimpíada Botânica: uma experiência lúdica de educação ambiental no Jardim Botânico de Manaus
Bolsista responsável: Juliana Nascimento Rodrigues (julia@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rita Mesquita (rita@inpa.gov.br) e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: Caracterizar e validar o jogo cooperativo de educação ambiental “Olimpíadas Botânica” desenvolvido pela equipe de educadores do Musa – Museu da Amazônia para utilização no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus (JBADM).









Projeto: Orquídeas em flor: identificação e fenologia de orquídeas
Bolsista responsável: Denizete Silva Aporcina (deni@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dr. Alberto Vicentini e Dra. Katell Uguen(katelluguen1@gmail.com)

Descrição das Atividades: O projeto Orquídeas em flor realizou um levantamento de quantos indivíduos estão presentes no viveiro do Jardim Botânico. A partir deste levantamento espera-se identificar as espécies presentes. Através de análises diárias, coleta-se informações sobre a fenologia de algumas espécies para que possamos compreender um pouco mais sobre esta família que possui flores tão exuberantes. Os objetivos do projeto sâo: Contribuir para o conhecimento e divulgação da biologia de orquídeas amazônicas; Identificar e catalogar na medida do possível os espécimes de orquídeas; Registrar e analisar a diversidade da fenologia floral; Obter informações básicas sobre o cultivo de orquídeas nativas



Projeto: Ampliação da coleção viva de Heliconiaceae e Strelitziaceae do Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus
Bolsista responsável: Dariene Santos (dariene@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rita Mesquita (rita@inpa.gov.br) e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: As famílias Heliconiaceae e Strelitziaceae são composta principalmente por herbáceas folhosas de florestas tropicais. Muitas espécies têm grande potencial ornamental pelas suas bonitas folhagens e coloridas flores. Este projeto se propõe a aumentar o número de espécies representadas nas coleções vivas de Heliconiaceae e Strelitziaceae do Jardim Botânico de Manaus e gerar um protocolo de cultivo destas espécies, a partir das informações sobre sobrevivência e crescimento das espécies coletadas, objetivando ampliar o conhecimento para futuros programas de uso de espécies ornamentais nativas da Amazônia.



Projeto: Sobrevivência e desenvolvimento de espécies de campinarana em viveiro com fins de recupração de áreas degradadas.
Bolsista responsável: Pollyana Menezes Marcião (pollyana@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rita Mesquita (rita@inpa.gov.br) e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: As campinaranas são ambientes de terra firme, com solo arenoso, e serrapilheira na camada superficial. São sujeitas a degradações por serem locais propícios à extração de areia, comprometendo assim a flora local. Nesse projeto foram resgatadas plântulas e indivíduos jovens dessas áreas. Foram mantidas em viveiro sendo monitoradas mensalmente quanto ao crescimento e mortalidade. Estes indivíduos serão transplantados definitivamente para áreas de campinaranas degradadas objetivando recuperá-las, e continuar o monitoramento do crescimento e da sobrevivência dos mesmos no local do transplante.





Projeto: Monitoramento de um sistema agroflorestal demonstrativo no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus.
Bolsista responsável: Danillo Alves Souza (danillo@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rita de Cássia Guimarães Mesquita (rita@inpa.gov.br) e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: Monitorar o Sistema Agroflorestal demonstrativo da Trilha do Lago do Jardim Botânico Adolpho Ducke, e através do sistema, divulgar conceitos de agroecologia para os visitantes do Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus.






Projeto: Coletas botânicas do Jardim Botânico Adolpho Ducke: levantamento e caracterização das espécies vegetais para compor o acervo in situ.
Bolsista responsável: Flávia dos Santos Guimarães (flavia@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dr. Alberto Vicentini e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: Ampliar o acervo botânico do Jardim Botânico, de modo a permitir aos visitantes conhecer as espécies de plantas presentes na Reserva Ducke, com suas características, importância econômica e ecológica e necessidade de preservação.





Projeto: Produção de plantas hospedeiras e produtoras de néctar para manutenção do borboletário do Jardim Botânico de Manaus.
Bolsista responsável: Joquebedy Moreira de Lima (bedy@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: MSc. Paulo Massoca e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: Elaborar e manter o ciclo de produção de plantas hospedeiras de lagartas de borboletas para manutenção do borboletário em fase de implantação no JBADM.







Projeto: Observação, identificação e monitoramento de borboletas no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus.
Bolsista responsável: Marcelo A. Souza Nascimento (marcelo@jardimbotanicodemanaus.org)
Orientação: Dra. Rosemary Vieira e MSc. Mario Henrique Fernandez (mario@jardimbotanicodemanaus.org)

Descrição das Atividades: Localizar e realizar o acompanhamento de lagartas e indivíduos adultos de borboletas, determinar a qual espécie os indivíduos observados pertencem e monitorar seu comportamento natural como base de informações para o borboletário que será instalado no Jardim Botânico de Manaus.






Para conhecer projetos que foram finalizados clique aqui

Última modificação: 2011/12/09 19:38