Notícias publicadas antes de 2011

Aqui encontra-se o registro de todas as notícias publicadas no site do Jardim Botânico de Manaus em 2009 e 2010. Para notícias atuais acesse Notícias.


JB recebe a Semana de Biologia da Universidade do Estado do Amazonas

No período de 08 a 12 de novembro de 2010 acontece a II Semana de Biologia realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o tema “Conservação e Sustentabilidade”.

Duas das atividades da Semana terão aulas práticas no Jardim: o minicurso de ilustração botânica, ministrado pela instrutora Rejane Marques, e a oficina de fotografia da natureza, ministrada por Phillip Klauvin.

O evento terá também palestras com pesquisadores do Inpa. Entre eles Tânia Sanaiotti, que falará sobre os estudos com o gavião-real e Rodrigo Amaral, da Associação de Amigos do Peixe-Boi.

As inscrições são realizadas na UEA - Escola Normal Superior, na Av. Djalma Batista, 2470, Chapada.

Confira a programação detalhada em http://sembiouea.blogspot.com/


JB comemorou aniversário de 10 anos com festa e Circuito da Ciência

A intensa programação durante a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) terminou no sábado, 23/10, com a festa de aniversário de 10 anos do JB.

Duzentos e cinquenta alunos de diversas escolas participaram do evento. Divididos em grupos, eles percorreram o circuito de atividades, que incluía caminhada nas trilhas interpretativas do Jardim, oficina e exposição sobre o corpo oferecida pelas universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (UFAM), sessão do Planetário Amazônico e visita à exposição “O que se encontra no encontro das águas”, do Musa, oficina sobre mamíferos aquáticos promovida pela Associação de Amigos do Peixe-boi, entre outras.

Em seguida, crianças e adolescentes lancharam e se divertiram com as brincadeiras do palhaço Gravata e se juntaram para cantar parabéns ao Jardim.

“Cantamos em alto e bom som, no ritmo de 500 mãos”, comemora Renata Schmitt, técnica do Musa que coordenou as atividades.

Os participantes ainda levaram para casa mudas de árvores frutíferas oferecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas).

Participaram desta edição do Circuito da Ciência as escolas municipais de ensino fundamental Antonio Matias Fernandes, Graziela Ribeiro; Francisca Pereira Araújo e Abílio Nery.

2010/10/26 02:56


Palestras levam ciência para mais perto da comunidade

O JB de Manaus promoveu nesta quarta e quinta-feira (8 e 9 de setembro) as palestras O Jardim Botânico de Kew e a Amazônia brasileira, com o Dr. William Milliken, do Royal Botanical Gardens, Kews, Londres (Inglaterra) e Barbosa Rodrigues e sua contribuição para os estudos botânicos no Brasil, com Dra. Ariane Peixoto, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ).

O evento contou com a participação de alunos da Escola Municipal Raul Veiga, localizada na Cidade de Deus, zona Leste de Manaus, e de inscritos no 61° Congresso Nacional de Botânica - http://www.61cnbot.com.br/index.php.

“Para os alunos do ensino fundamental é uma grande oportunidade de aprender mais sobre o meio ambiente, os pesquisadores e sobre algumas espécies de plantas existentes em nossa vasta flora amazônica”, ressaltou a Dra. Ariane Peixoto.

O estudante Rodrigo Almeida, 14, anotou e registrou em fotografias a visita ao JB. “Hoje aprendi que botânica é ciência que estuda as plantas”, disse Rodrigo, contente com tudo o que presenciou.

As palestras fazem parte da programação do 61° Congresso Nacional de Botânica (CNBot) que acontece em Manaus até hoje.

2010/09/10 15:30


Projeto Contadores de Histórias realiza Festival no Jardim Botânico

No próximo sábado, 31 de julho, o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus (JB de Manaus) realizará um festival de contação de histórias, com um dia inteiro de atividades voltadas especialmente para o público infantil.

A contação de histórias, muito popular no sul do país, e que vem sendo desenvolvida há quase um ano pela equipe de educação ambiental do projeto Verde Perto, do Museu da Amazônia (Musa). O objetivo é despertar o interesse das crianças pela leitura, estimulando a imaginação e a criatividade, através de atividades que envolvem a divulgação científica e os mitos e lendas amazônicas. E, neste sábado, o Festival contará com a presença da escritora de livros infantis Ana Peixoto, lançando os livros da coleção Coisas da Ana, que incentivam o respeito ao meio ambiente através da valorização da fauna e flora regionais.

Além da Contação de histórias, o Festival também trará em sua programação o cineclube ambiental com filmes infantis, concurso de desenho sobre meio ambiente, trilhas ecológicas e oficina de puffs de garrafa pet com as crianças das comunidades do bairro Cidade de Deus e Parque São Pedro.

Para mais informações: (92) 3582-2929.

Programação

9h - Contação de história “No Reino da floresta do JB de Manaus”, com dramatização feita pelas crianças da comunidade Cidade de Deus

9h30 – Concurso de contação de histórias e desenhos

9h45 – Cineclube com o filme “O Céu dos nossos Avós”

10h15 – Trilha na floresta

11h30 – Intervalo

14h15 – Apresentação de resultados do Projeto Contação de História e Cineclube com o filme “O Jardim de Taócas”

14h30 – Oficina de Puffs

15h30 - Contação de história com a escritora Ana Peixoto e Valéria Batista, monitora do Museu da Amazônia

16h – Trilha na floresta

17h - Encerramento

2010/07/29 15:39


JB recebe o Circuito da Ciência neste sábado

O Jardim Botânico de Manaus recebe neste sábado, 19/06, o Circuito da Ciência. Cerca de 200 crianças e jovens de diferentes escolas devem participar das atividades, que começam às 8h30.

“Circuito da Ciência” é um projeto de disseminação do conhecimento científico aos estudantes por meio de atividades lúdicas. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), o projeto acontece uma vez por mês em diferentes pontos da cidade.

No evento, os estudantes participam de oficinas educativas sobre Saúde Bucal, Informática na Educação, Peso ideal e Alimentação Saudável, Malária e Dengue, Leishmaniose e também pesquisas realizadas com ariranhas e peixes-bois. Os alunos visitam ainda tendas temáticas e assistem apresentações culturais.

Confira a programação completa do evento abaixo.

Circuito da Ciência no Jardim Botânico de Manaus

PROGRAMAÇÃO

Data: 19/06/2010 ( Sábado ) Horário: 8h30 – 12h30

8h – Recebimento das crianças e Divisão de Grupos 8h30 – Receptividade e Boas Vindas – FAMETRO/SESI

8h45 – Início do Circuito - Caminhada nas Trilhas Interpretativas - Oficina e exposição Conhecendo seu corpo – UEA / UFAM - Oficina Saúde Bucal – UEA - Oficina Informática na Educação – GTI/Uninorte - Projeto Pirada – Oficina e jogos - Planetário - Tenda do MUSA - Cineclube – Vídeo Formigas com dur. 15 min - Oficina de Herbívoros - Exposição de Resíduos Sólidos – SEMMAS - Exposição de Energia Alternativa – SESC Ciência - Exposição do PROSAMIM - Oficina “Peso ideal e Alimentação Saudável” - Oficina “Malária e Dengue” - Oficina de “Leishmaniose” - Oficina da AMPA

10h45 Lanche

11h - Atividade cultural – Palhaço Gravata/SESI e Peça A Bruxinha que preserva o meio ambiente/SEMMAS

12h15 – Encerramento

Realização: INPA / Coordenação de Extensão Patrocínio: PETROBRAS e MOTO HONDA

Apoio: Magistral, Brothers, SESI, SESC, LAPSEA/INPA, Projeto Prosamim,AMPA. LAPSEA, MUSA, Prefeitura de Manaus ( SEMMAS, SEMED ), Projeto Pirada, CPCS, CPEC, Curso de Fisioterapia da Fametro, Curso de Informática da UNINORTE.

2010/06/17 11:15


JB realiza Gincana dos Animais para comemorar Dia do Meio Ambiente

As crianças que visitarem o Jardim Botânico no próximo sábado, dia 05 de junho, irão “se transformar” em onças, tamanduás, gaviões… É que nesta data, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, acontece no local a Gincana dos Animais!

Entre 8h e meio-dia, as crianças realizarão o recorte e a colagem de máscaras de animais que habitam os diferentes ecossistemas do Brasil e aprenderão sobre a biodiversidade e a importância da proteção ao meio ambiente.

A atividade é gratuita e aberta a todos. Estudantes da Escola Municipal Adolpho Ducke, instalada nas proximidades do Jardim, já confirmaram presença.

Participe também!

Comemoração do Dia do Meio Ambiente

Data: sábado, 05 de junho

Horário: de 8h às 12h

Local: Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus - Avenida Uirapuru s/nº - Cidade de Deus.

Entrada gratuita

*A comemoração do Dia do Meio Ambiente é promovida em parceria com o Museu da Amazônia (Musa) e a GTZ.

2010/05/31 13:51


JB recebe o Circuito da Ciência neste sábado, 29 de maio

O Jardim Botânico de Manaus recebe neste sábado, 29/05, o “Circuito da Ciência”. Cerca de 300 crianças e jovens de diferentes escolas devem participar das atividades, que começam às 8h30.

“Circuito da Ciência” é um projeto de disseminação do conhecimento científico aos estudantes por meio de atividades lúdicas. Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), o projeto acontece uma vez por mês em diferentes pontos da cidade.

A programação no Jardim Botânico inclui caminhada nas trilhas; jogos educativos; oficinas sobre prevenção a doenças como a malária, a leishmaniose e a dengue; peças teatrais e a distribuição de mudas frutíferas.

Nesta edição participarão das atividades aproximadamente 300 alunos das escolas municipais Dr. João Queiroz; Vicente Cruz; Nina Lins e da Escola Estadual de tempo integral Garcitylzo do Lago e Silva.

Confira a programação completa do evento.

Circuito da Ciência no Jardim Botânico de Manaus

Data: 29/05/2010 (Sábado) Horário: 8h30 – 12h30 Local: Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke

Participantes: Escola Municipal Dr. João Queiroz; Escola Municipal Vicente Cruz; Escola Municipal Nina Lins; Escola Estadual de Tempo Integral Garcitilzo do Lago e Silva

Atividades:

8h30 – Receptividade e Boas Vindas

8h45 – Início do Circuito - Caminhada nas Trilhas Interpretativas Atividades Sócio-educativas e ambientais:

Oficina e exposição Conhecendo seu corpo – UEA / UFAM Oficina Saúde Bucal - UEA Projeto Pirada – Oficina e jogos Planetário Tenda do MUSA Cineclube – Vídeo Formigas com dur. 15 min Oficina de Herbívoros Exposição de Resíduos Sólidos – SEMMAS Exposição de Energia Alternativa – SESC Ciência Exposição do PROSAMIM Oficina “Peso ideal e Alimentação Saudável” Oficina “Malária e Dengue” Oficina de “Leishmaniose” Oficina da AMPA Exposição de informática – Uninorte 10h45 – Lanche para os participantes

11h – Apresentação da peça Promoção Saúde Bucal - UEA

11h15 – Atividade cultural - Peça A Bruxinha que preserva o meio ambiente

12h15 – Encerramento - Distribuição de Mudas Frutíferas – Semmas (Saída)

Contatos: Jorge Lobato, Ney Amazonas e Ivan Araújo 3643-3135 / 9229-5506 /3643-3192

2010/05/26 18:03


Na trilha das borboletas

Você já viu várias borboletas voando juntas? Já pensou em tocar em um desses animais? Pois você pode ter essas experiências participando da Trilha das Borboletas, com saída todos os domingos as 8h.

Mais que observar as borboletas de perto, a atividade permite conhecer melhor esses animais: saber o que comem, como se reproduzem, conhecer as diferenças entre machos e fêmeas e outras curiosidades. Os visitantes podem também tentar identificar as espécies avistadas com a ajuda de um guia impresso.

O responsável pela atividade é Juscelino Marques Dias Filho, monitor do Museu da Amazônia. Ele explica que as borboletas são atraídas para armadilhas com iscas de banana e que, depois de observados e identificados, os animais são soltos novamente. “Os participantes relatam gostar muito da atividade”, conta Juscelino, acrescentando que durante o passeio são abordados também assuntos gerais a respeito da fauna e flora da Amazônia e a importância da floresta para a vida de animais e humanos.

Trilha das Borboletas

Dia: domingo

Início: 8h

Local: Jardim Botânico de Manaus

Observação: o passeio tem duração média de 1h. Recomenda-se o uso de calça e sapato fechado para entrada nas trilhas

2010/03/31 18:48


Reorganização da biblioteca do Jardim

A biblioteca do Jardim Botânico está sendo reorganizada e em breve terá todo o seu catálogo informatizado. A responsável pela organização do acervo é a estagiária Lívia Brasil da Mata, aluna de biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo Lívia, o número de crianças que usam a biblioteca tem aumentado. “Três meninas aparecem todos os dias para ler. Elas buscam livros sobre animais, sobre plantas e sobre a Amazônia”, conta.

A biblioteca do JB está aberta ao público no horário de funcionamento do jardim – de 08h as 16h. O acervo conta com livros de diversas áreas e deve ser consultado no local.

2010/03/24 09:40


Cinema no Jardim Botânico

A partir deste mês, quem visitar o Jardim Botânico de Manaus poderá assistir a sessões de filmes com temáticas relacionadas ao meio ambiente, preservação, arte e natureza, além de filmes voltados para o público infantil. É que está oficialmente aberto o Cineclube JB!

A inauguração aconteceu no dia 02 de março. Foram três sessões que atenderam a cerca de 100 alunos da Escola Raul Veiga. Estudantes e professores assistiram ao filme “Taocas, formigas de correição”, produzido pelo Museu da Amazônia (Musa), e a trechos do documentário francês “Microcosmos”.

“Essa primeira experiência resultou em uma exibição agendada, dos mesmos filmes, para o corpo de professores da mesma escola, solicitada pelos próprios professores”, conta Leonardo Rodrigues, técnico em educação ambiental e científica do Musa e responsável pelo projeto.

As sessões do Cineclube JB são oferecidas em parceria entre o Musa e o JB Manaus e acontecem na estrutura climatizada do Planetário às terças-feiras e aos sábados e domingos, sempre com início às 15h. As sessões são gratuitas e abertas ao público, podendo também ser agendadas por escolas, universidades e grupos de turistas.

Contato Cineclube JB: Leonardo Rodrigues - 3582-2929 / 32363079 / 88235427

2010/03/11 13:23


JB no Circuito da Ciência 2010

O Jardim Botânico de Manaus receberá este ano quatro visitas dos alunos e professores que participam do Circuito da Ciência, programa de sensibilização ambiental promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) há 10 anos. As visitas já estão marcadas: acontecerão nos dias 29 de maio; 26 de junho; 25 de setembro e 23 de outubro.

O Circuito da Ciência é realizado sempre no último sábado do mês e em 2010 atenderá 40 escolas de Manaus, totalizando cerca de 2 mil estudantes. As atividades, que incluem oficinas, palestras e exposições, acontecem também no Bosque da Ciência, do Inpa.

A programação especial do JB Manaus para a edição de maio será divulgada em breve.

Fique de olho!

2010/03/04 14:11


Minicurso de astronomia e ecologia indígenas no JB

Os diferentes grupos indígenas sempre tiveram nos recursos oferecidos pela natureza a base para sua sobrevivência. Mas não basta saber onde e como obter alimentos, é preciso definir também a época apropriada para cada uma das atividades de subsistência. A solução encontrada no passado - e usada até hoje - foi olhar para as estrelas e relacionar seu movimento no céu com os ciclos da natureza.

Apresentar as principais constelações indígenas usadas para calendário e como elas são relacionadas com a natureza é o objetivo do curso “Etnoastronomia e Etnoecologia Indígenas: Um caminho para compreender a Biodiversidade”.

Oferecido pelo Museu da Amazônia (Musa), o curso acontece nos dias 27 de fevereiro e 06 de março no JB Manaus.

“Juntas, estrelas e espécies animais e vegetais informavam aos indígenas sobre a ordem e a unidade do Cosmos, fornecendo uma visão do mundo suficiente para a sobrevivência em sociedade”, diz o astrônomo Germano Afonso, um dos professores.

“A visão indígena do universo deve ser considerada no contexto dos seus valores culturais e conhecimentos ambientais, que se referem às praticas e representações mantidas e desenvolvidas por povos com longo tempo de interação com o ambiente em que vivem”, completa Thaisa Nadal, gestora ambiental que também dará as aulas.

Durante o minicurso serão apresentados o conhecimento tradicional e os mitos relacionados à biodiversidade representada nas constelações. Os participantes também aprenderão como localizar algumas dessas constelações no céu.

SERVIÇO

Curso: Etnoastronomia e Etnoecologia Indígenas: Um caminho para compreender a Biodiversidade

Ministrantes: Germano B. Afonso – doutor em Astronomia pela Universidade Pierre et Marie Curie / Paris VI, e Thaisa M. Nadal – mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina

Data: 27 de fevereiro e 06 de março (02 sábados)

Horário: das 14h às 16h

Local: JBManaus. Avenida Uirapuru s/ número. Cidade de Deus. Manaus.

Número de Vagas: 30

Inscrição: Mariana Ferraz e Antônia Barroso - 3236-3079 / musa@museudaamazonia.org.br

2010/02/22 14:38


Curso “Coleta botânica e registro de dados”

Oferecido pelo Museu da Amazônia - Musa, o curso acontece no Jardim Botânico do Manaus na próxima quinta-feira (11/02) e sexta-feira (12/02), durante todo o dia, nas dependências do Jardim, com visita às trilhas do local. Entre os tópicos abordados estão:

• como coletar e prensar espécimes;

• prática de campo e o uso da caderneta de campo;

• uso do GPS;

• uso de estufa;

• como montar bancos de dados e planilhas;

• métodos de análise de dados

O curso será ministrado por: Ana Catarina Jacovak – pesquisadora do Museu da Amazônia (Musa), mestre em biologia vegetal pela Unicamp, com experiência em recuperação de áreas degradadas e enriquecimento de florestas secundárias; André Junqueira – mestre em botânica pelo Inpa, com experiência nas áreas de etnobotânica e domesticação de plantas; e Alberto Vicentini – pesquisador do Inpa, doutor em ecologia, evolução e sistemática pela Universidade de Missouri Saint Louis, dos Estados Unidos, com experiência na área de botânica e ênfase em sistemática vegetal.

As vagas são limitadas.

SERVIÇO

Curso: Coleta botânica e registro de dados

Data: 11 e 12 de fevereiro de 2010

Horário: 09h as 12h e 14h as 17h

Valor: gratuito

Inscrição: 3236-3079 / 3582-2929 – Leonardo Rodrigues

2010/02/09 13:13


Planetario indigena em fase final de instalacao

Encontra-se em fase final de instalacao o Planetário Cilíndrico: O Céu da Amazônia, que além de projetar as constelações indígenas observadas a partir da Amazônia, vai também incluir sessões de “Mitos Astronômicos Indígenas”. A coordenacao dos trabalhos é do Prof. Germano Afonso, que encontra-se em licenca sabática em Manaus. Um grupo de tecnicos indigenas, das etnias baré, dessana, tukano e tikuna está participando de capacitação para aprimorar as atividades de contadores de mitos astronômicos. Às sextas-feiras e sábados, colocam a teoria em prática, recebendo os visitantes no Jardim Botânico Adolpho Ducke.

2009/11/10 05:40


Painel comemora aniversário de Adolpho Ducke

Foi inaugurado no último dia 27 de outubro um painel comemorativo sobre Adolpho Ducke. Ele completaria 133 anos neste dia, se fosse vivo. Alem da inauguracao, foi apresentada uma palestra intitulada “Memória Adolpho Ducke: uma visão de conservação da Amazônia”, tendo como palestrante a Dra. Ires Paula de A. Miranda, da Coordenacao de Pesquisas em Botânica do INPA. Na ocasiao, a Dra. Ires falou para uma turma de 20 alunos da Escola Raul da Veiga sobre a carreira e contribuicao cientifica de Adolpho Ducke para a botânica amazônica, e presenteou a biblioteca do JB com 5 livros sobre palmeiras amazônicas de sua autoria.

2009/11/10 05:32


O que se encontra no encontro das Águas

Outubro de 2009 a Fevereiro de 2010 - A exposicão técnico-cientifica “O que se encontra no encontro das Águas” é uma parceria entre o Jardim Botânico de Manaus e o Museu da Amazônia MUSA. Essa exposição esteve aberta ao público durante a 61a. Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Manaus, em Julho de 2009.

2009/10/13 16:22

Última modificação: 2011/11/25 14:28