Notícias recentes

Aqui estão publicados os destaques do Jardim Botânico de Manaus em 2011. Para acessar o conteúdo de notícias publicadas anteriormente acesse Notícias anteriores


Aniversário do Jardim Botânico de Manaus

O Jardim Botânico de Manaus completa 10 anos na próxima segunda-feira, dia 24 de outubro, mas a festa acontece no sábado, dia 22, com a última edição do ano do Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e apresentação do grupo de teatro Os Garis da Alegria.

Esta será a oitava edição 8ª do Circuito da Ciência no ano. Trezentos estudantes de escolas estaduais e municipais de Manaus participarão de oficinas educativas e jogos que abordam temas como saúde, reciclagem e energias alternativas, além de realizarem caminhadas na floresta e assistirem a vídeos.

O grupo Os Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, farão apresentação às 11h30. Em seguida, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas.

Um pouco de história

Criado em 24 de outubro de 2000 por meio de parceria entre o Inpa e a Prefeitura Municipal de Manaus, o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus ocupa uma área de 5 km² da Reserva Florestal Adolpho Ducke, o equivalente a 5% da Reserva. Sua missão é gerar, promover e divulgar conhecimentos sobre a flora amazônica, seus ecossistemas e suas interações com o meio ambiente, contribuindo para a construção de uma consciência ambiental.

Os nomes do Jardim e da Reserva homenageiam o pesquisador Walter Adolpho Ducke. Nascido na Itália, Ducke veio para a Amazônia em 1899 para trabalhar no Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), do Pará, como técnico de zoologia. Mas, após algum tempo viajando pela região, passou também a dedicar-se ao estudo da botânica, pelo qual ganhou bastante reconhecimento.

No início da década de 1950, foi pedido a Ducke que sugerisse uma área de floresta para servir de base às pesquisas de campo do recém-criado Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Dado que a primeira região escolhida por Ducke - nas proximidades do Igarapé do Passarinho - já estava impactada, o pesquisador propôs a conservação de uma área de floresta primária a leste da cidade. Nasceu assim a Reserva Florestal que leva seu nome.

Ainda hoje a Reserva é usada para pesquisas do Inpa e de outras instituições. O Jardim Botânico, por sua vez, configura-se como a interface pública da Reserva e um dos mais importantes espaços naturais oferecidos pela cidade de Manaus a seus habitantes e aos turistas nacionais e estrangeiros que visitam a cidade.

Ao longo de 2011 o Jardim Botânico recebeu cerca de 50 mil visitantes. Além de oferecer aos turistas uma visão do que é a típica floresta de terra firme amazônica, o Jardim tem se mostrado o local ideal para que as escolas levem aos jovens conhecimento sobre a flora e a fauna da região através do contato direto com a natureza.

*O Circuito da Ciência é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), como patrocínio da Petrobras e da Moto Honda da Amazônia, e conta com o apoio de diversas instituições, como o SESC Amazonas, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas, o Museu da Amazônia e a Associação Amigos do Peixe-Boi.

2011/10/21 22:45

Palestra sobre Heliconias nesta quarta-feira, 14 de setembro

O JB de Manaus recebe nesta quarta-feira, 14/09, a pesquisadora Flavia Costa, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que realizará a palestra “Heliconias da Amazônia”.

Doutora em Biologia, Flavia Costa é uma das autoras do “Guia das Zingiberales dos Sítios do PPBio na Amazônia Ocidental Brasileira”, que reúne informações sobre as plantas da ordem Zingiberales, da qual as Heliconias fazem parte.

A palestra acontece ás 13h no Planetário e será seguida de visita guiada pela pesquisadora à coleção de heliconias do JB. O evento é gratuito e aberto ao público.

Palestra: Heliconias da Amazônia

Palestrante: Flavia Costa

Data: 14/09, quarta-feira

Horário: 13h

Local: JB de Manaus – Av. Uirapuru s/nº Cidade de Deus.

Mais informações: 3582-2929

2011/09/12 21:54

JB recebe projeto que ajudará a melhorar previsão do tempo em Manaus


Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), visitaram o Jardim no dia 10/08 e instalaram no local um medidor de temperatura, umidade e pressão, cujos dados serão usados para melhorar a previsão do tempo em Manaus.

A iniciativa faz parte do projeto Rede Densa, estudo nacional que, no Amazonas, é realizado em parceria pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e o Inpe. O objetivo é entender, entre outros aspectos, como se dá a formação de nuvens e como isso influencia o clima e o tempo na cidade.

“Esse é o sexto aparelho instalado em Manaus, mas pretendemos chegar a 16 estações na cidade. No Brasil já são mais de 100 pontos fazendo esse tipo de medida”, conta Irani Inácio de Pádua, meteorologista da Divisão de Geofísica Espacial do Inpe, que acompanhou a instalação do equipamento no JB.

O técnico Ribamar Mesquita realizou a instalação do equipamento no telhado do pavilhão central

→ leia mais...

2011/08/17 18:00

Oficina de Fotografia de Aves


Estão abertas as inscriçõespara o curso de Fotografia de Aves com o veterinário e fotógrafo Anselmo d`Affonseca.As aulas acontecem entre os dias 13 e 16 de maio das 7h às 11h em diferentes pontos da cidade. As vagas são limitadas. O investimento é de R$ 50,00.

O curso é voltado para o público em geral, tendo como único pré-requisito que o participante traga sua própria câmera fotográfica.

As aulas teóricas acontecerão no Jardim Botânico de Manaus, que também abrigará uma sessão prática. Outras saídas de campo acontecerão no Tarumã e na torre da Reserva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) na BR-174.

Sobre Anselmo d`Affonseca
Veterinário do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), desde 2004 se dedica à fotografia de pássaros. Colaborador do site Wikiaves com mais de 900 fotografias de 428 espécies.

Curso de Fotografia de Aves

Data: 13 a 16 de maio
Horário: 07h às 11h
Local: Aulas teóricas no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus - Av. Uirapuru s/nº. Cidade de Deus. Como chegar
Público alvo: público geral
Pré-requisito: máquina fotográfica
Inscrições e Informações: 8165-6866 / 3236-5326 / MUSA: musa@museudaamazonia.org.br
Ficha de inscrição
A inscrição só será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição
Vagas: 15

Outras informações

2011/05/01 14:37

Equipe do Jardim Botânico participa de curso de Primeiros Socorros

A equipe de técnicos, funcionários e bolsistas do Jardim Botânico e Museu da Amazônia irá participar de um curso de Primeiros Socorros ministrado pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O treinamento será realizado segunda-feira, dia 28/03, entre 8 e 12h da manhã, com conteúdo prático. Os principais assuntos abordados no curso serão o atendimento a acidentados no interior da floresta, com ênfase em desmaios, perfuração com espinhos, acidentes com animais venenosos entre outros. O curso será útil para o atendimento ao visitante que por ventura se acidente nas dependências do JB, proporcionando mais segurança ao número cada vez maior de visitantes.

2011/03/24 00:38

Verde Perto Arqueologia no Jardim Botânico

Está confirmado o início das atividades do Programa Verde Perto de Educação Ambiental e Científica. Com início dia 15/03, as atividades do Verde Perto Arqueologia vão atender as crianças na faixa de 9-11 anos da Escola Municipal Ivone Maria Barbosa e Silva. Durante 4 semanas as crianças serão desafiadas a refletir sobre a história da Amazônia e recriar as situações vividas pelos povos que moravam na Amazônia antes do descobrimento das Américas pelos portugueses. Nas segundas-feiras as crianças assistirão uma palestra com um especialista na área de Arqueologia e farão as atividades propostas pelo palestrante (desenhos, quebra-cabeças, escavações arqueológicas) para fixar o conteúdo. Nas terças-feiras as crianças mergulharão no mundo das artes, e irão produzir cerâmicas, desenhos, colagens, tudo com a supervisão de 3 artistas plásticos que atuam na cidade de Manaus. Nas quartas-feiras as crianças irão aprender mitos e lendas indígenas com o Prof. Germano, astrônomo que dedica sua vida a conhecer e divulgar a visão indígena das estrelas e suas histórias. Nas quintas-feiras os alunos irão participar de um mini-curso de sobrevivência na selva: os guias do Jardim Botânico irão ensinar técnicas de orientação e sobrevivência além de mostrar diferentes plantas e animais que encontramos na Amazônia. Nas sextas-feiras as crianças realizam uma atividade teatral e de musicalidade, aprendendo técnicas de apresentação e expressão corporal, junto com uma pequena oficina de música e ritmo. Dessa forma esperamos que no dia do encerramento das atividades, 8/04, as crianças apresentem uma divertida peça para seus pais utilizando todo o conhecimento que absorveram durante o Verde Perto. Nesse dia serão entregues os certificados de participação para as crianças.

2011/03/07 15:14

Floração das orquídeas do viveiro do JB

Você não pode perder: diversas espécies de Orquídeas em exposição no Jardim Botânico estão em floração. “Elas são de vários tamanhos, cores e formas, mas o período em que estão com as flores pode ser curto” explica a monitora Jéssica, responsável pelas pesquisas realizadas com as Orquídeas. “Por isso é bom aproveitar este período chuvoso para fazer a visita e descobrir a beleza das flores desse grupo de plantas, se não… só no ano que vem!”
A entrada é gratuita e o Jardim é aberto para visitação de terça a domingo. Aguardamos sua visita e outras fotos podem ser vistas na Galeria de fotos.

2011/02/23 14:43

Venha visitar os moradores do Jardim Botânico

Diversos animais nativos da Amazônia vivem nas florestas do Jardim Botânico de Manaus. Às vezes eles fazem uma “visita” ao pátio do Jardim, momento que é aproveitado por todos os visitantes. “Hoje vimos uma preguiça e um camaleão, mas nas trilhas vemos macacos, sauins-de-coleira, e muitos tipos de lagartos” conta Pollyana, nova guia das trilhas do Jardim.
Além dos animais livres, o JB de Manaus tem aquários de peixes amazônicos e viveiros de plantas típicas da região. A entrada é gratuita e os dias e horários de visitação são: de terça a domingo das 8:00 às 12:00 e 13:30 às 16:30.
Preguiça nos galhos da embaúba

2011/02/23 14:15
Última modificação: 2011/11/25 16:28