Bem-vindo ao Jardim Botânico de Manaus


Visitar o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus é experimentar toda a exuberância da floresta de terra firme amazônica.

Localizado na borda da Reserva Florestal Adolpho Ducke, na zona Leste de Manaus, seus mais de 3km de trilhas levam o visitante ao interior da mata primária onde é possível encontrar árvores como um angelim-pedra (Dinizia excelsa) de 40 metros e 400 anos de idade.

Borboletas e outros insetos, macacos e preguiças também podem ser vistos nas trilhas. Com sorte, há a chance de um encontro com animais selvagens raros, como o gavião-real (Harpia harpyja), que chega a medir dois metros de uma asa a outra e é considerada a mais poderosa ave de rapina do mundo.

Coleções de palmeiras, helicônias e aráceas, e um viveiro de orquídeas e bromélias formam o acervo de espécies trazidas do interior da Reserva e de diferentes regiões da Amazônia.

Biblioteca, anfiteatro, pavilhão e tenda para exposições e um viveiro com mudas para doação completam os atrativos. Programas de educação ambiental, jogos, oficinas de arte e sessões de contação de história e planetário são oferecidos aos grupos e escolas que agendam sua visita. Cientistas e jovens universitários também encontram no local apoio para realizar seus estudos.

Todas essas atividades contribuem para que o Jardim concretize sua missão de gerar, promover e divulgar conhecimentos sobre a flora amazônica, seus ecossistemas e suas interações com o meio ambiente, contribuindo para a construção da consciência ambiental.

Criado em 24 de outubro de 2000, o Jardim Botânico de Manaus é administrado por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Prefeitura de Manaus e o Museu da Amazônia (Musa).

VENHA CONHECER O JARDIM BOTÂNICO DE MANAUS! Horário: aberto de terça à domingo, de 8h às 12h e de 13h às 16:30h. Entrada gratuita!
Conheça também nossa Galeria de Fotos


entre em contato: (92) 3582-2929
e-mail: atendimento@jardimbotanicodemanaus.org



Agenda Mensal


Março 2012


  • Exposição: O que se encontra no encontro das águas - de terça à domingo, das 8h às 12h e de 13h às 16h30. Atenção: Últimos dias! Em breve o Museu da Amazônia irá instalar uma nova exposição. Aguarde!
  • Trilhas na Floresta - de terça à domingo, às 9h, 10h, 11h, 13:30, 14:30, 15:30. É obrigatório o acompanhamento dos visitantes por um guia destacado pelo Museu da Amazônia ou pela Administração do Jardim Botânico. Também é obrigatório o uso de calçados, como botas ou tênis, devido a possibilidade de acidentes com espinhos, animais peçonhentos e trechos escorregadios.
  • Biblioteca - aberta de de terça à sexta, de 8h às 16h30. A biblioteca conta com um acervo de livros e revistas científicas, literatura infanto-juvenil e outros documentos técnicos, disponíveis para consulta pública.
  • Contação de Histórias - sábados, a partir das 14h. Sob orientação da monitora Lívia, esta atividade voltada para o público infantil insere conceitos de educação ambiental ao mesmo tempo que diverte e cria espírito de união entre as crianças.
  • Tarde dos Jogos - domingos, a partir das 14h, no pavilhão de apresentações do JB. Jogos educativos para crianças de qualquer idade.
  • Hip-Hop da floresta - quintas e sextas-feiras, das 14h às 16h para turma mista, e sextas-feiras das 9 às 12h para turma exclusivamente feminina, no pavilhão de apresentações do JB. Sob coordenação do prof. Ismael (B-boy Cruel) essa atividade exige preparo físico, flexibilidade e muita criatividade das crianças e jovens da comunidade Cidade de Deus, mas também é aberta ao público em geral.



Notícias

Equipe do Jardim Botânico participa de curso de Primeiros Socorros

A equipe de técnicos, funcionários e bolsistas do Jardim Botânico e Museu da Amazônia irá participar de um curso de Primeiros Socorros ministrado pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). O treinamento será realizado segunda-feira, dia 28/03, entre 8 e 12h da manhã, com conteúdo prático. Os principais assuntos abordados no curso serão o atendimento a acidentados no interior da floresta, com ênfase em desmaios, perfuração com espinhos, acidentes com animais venenosos entre outros. O curso será útil para o atendimento ao visitante que por ventura se acidente nas dependências do JB, proporcionando mais segurança ao número cada vez maior de visitantes.

2011/03/23 21:38

Verde Perto Arqueologia no Jardim Botânico

Está confirmado o início das atividades do Programa Verde Perto de Educação Ambiental e Científica. Com início dia 15/03, as atividades do Verde Perto Arqueologia vão atender as crianças na faixa de 9-11 anos da Escola Municipal Ivone Maria Barbosa e Silva. Durante 4 semanas as crianças serão desafiadas a refletir sobre a história da Amazônia e recriar as situações vividas pelos povos que moravam na Amazônia antes do descobrimento das Américas pelos portugueses. Nas segundas-feiras as crianças assistirão uma palestra com um especialista na área de Arqueologia e farão as atividades propostas pelo palestrante (desenhos, quebra-cabeças, escavações arqueológicas) para fixar o conteúdo. Nas terças-feiras as crianças mergulharão no mundo das artes, e irão produzir cerâmicas, desenhos, colagens, tudo com a supervisão de 3 artistas plásticos que atuam na cidade de Manaus. Nas quartas-feiras as crianças irão aprender mitos e lendas indígenas com o Prof. Germano, astrônomo que dedica sua vida a conhecer e divulgar a visão indígena das estrelas e suas histórias. Nas quintas-feiras os alunos irão participar de um mini-curso de sobrevivência na selva: os guias do Jardim Botânico irão ensinar técnicas de orientação e sobrevivência além de mostrar diferentes plantas e animais que encontramos na Amazônia. Nas sextas-feiras as crianças realizam uma atividade teatral e de musicalidade, aprendendo técnicas de apresentação e expressão corporal, junto com uma pequena oficina de música e ritmo. Dessa forma esperamos que no dia do encerramento das atividades, 8/04, as crianças apresentem uma divertida peça para seus pais utilizando todo o conhecimento que absorveram durante o Verde Perto. Nesse dia serão entregues os certificados de participação para as crianças.

2011/03/07 12:14
Última modificação: 2012/03/06 10:46